quarta-feira, 19 de março de 2014

Como eu me sinto quando... Ouço que meus alunos do ano anterior não sabem ouvir!

Situação: PRIMEIRA semana de aula, professoras de Educação Infantil e Ciclo 1 se reúnem para conversas sobre as turminhas que passaram de uma modalidade a outra.
Então eu ouço a seguinte frase de uma professora experiente que pegou a minha turma:

"As crianças dessa turma não sabem ouvir!"

Como eu me sinto:

Como assim, não sabem ouvir? Será que elas acham que passamos dois anos com essas crianças apenas deixando-as falar, fazer o que quisessem, sem nada pedagógico intencionalmente planejado? Estão nos chamando de babás? Professoras incompetentes?
Mas pera lá, eles não sabem ou não QUEREM ouvir? Primeira semana de aula, a criança "perdeu" a antiga professora, "perdeu" o ambiente do qual já havia de apropriado, "perdeu" alguns colegas, "perdeu" a antiga rotina, "perdeu" vários direitos antes garantidos pelas proposta da Educação Infantil, "perdeu"...
Elas estão em processo de luto, e qual é a primeira fase do luto????? Qual? Qual??
A negação!!! Isso mesmo.
Então entendam: eles sabem ouvir sim, mas NÃO QUEREM!
Todo início de ano letivo é dificil justamente por isso, mas a nossa memória, para nos proteger e para impedir que faltemos ao trabalho e até mesmo desistamos dessa profissão, faz o ano anterior sempre parecer melhor e mais fácil!

O que eu tenho a dizer:

Por favor professoras, pensem, analisem a situação, reflitam para além do que está te apavorando naquele instante antes de falar!

PS: se quiser entender melhor ou saber um pouco mais, leia o meu Blog de professora: http://professoramarianaleles.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário